segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As Ultimas Sobre o Lockout da NBA

O tempo para chegar a um acordo está acabando, as perdas vão aumentando cada vez mais e parece que cada vez mais cresce o medo de “não termos uma temporada”.

É assim que está o lockout da NBA. Cheio de polêmicas, cheio de confusões e cercado pelo medo dos fãs. Se serve como um pouco de acalmante, eu digo, teremos sim uma temporada. O negócio é: Teremos uma temporada integral?? Os capítulos recentes (ou nem tanto) desse lockout foram:

- Em uma das reuniões que tivemos, tiveram alguns boatos de que Dwyane Wade teria discutido abertamente com David Stern. Segundo fontes, Stern levantou sua voz, falou que quem mandava lá era ele e que ele deveria ser obedecido. Dwyane Wade levantou de seu lugar e falou QUEM É VOCÊ PARA FALAR ASSIM COMIGO? História foi desmentida por alguns jogadores enquanto outros apenas desconversaram.

- Essa semana, Lebron James treinou futebol americano com sua ex-faculdade e surgiram alguns boatos de que ele estaria cogitando mudar de carreira e ir para o futebol americano.

- No programa da ESPN “The Book is on the Table”, foi falado que havia uma diferença entre 8% entre o que os jogadores queriam e o que os donos dos times ofereciam sobre a “divisão de lucros” (um dos pontos mais importantes sobre a greve). Após a reunião desse semana, dizem que a discórdia é referente agora a 3%. Os jogadores querem 53% dos lucros da organização repassado a eles e os donos aceitam dar no Maximo 50%. Diferença muito pequena né? Vamos resolver logo isso e começar a temporada, certo? ERRADO. Em um contrato de 7 anos, num mercado millionario como a NBA, 3% é muita coisa.

- A pré-temporada já foi cancelada por inteiro e David Stern ameaça cancelar as duas primeiras semanas da temporada regular caso na haja um acordo até a reunião de hoje (segunda feira)


Temos 3 opções que podem acontecer após a reunião de hoje (que até as 19hrs de Brasília ainda não havia terminando). Ou eles saem da reunião não dando pista de nada e adiam as duas primeiras semanadas da temporada regular. Ou saem convictos de que não sairá um acordo tão cedo e as duas primeiras semanas vão estar oficialmente cancelada. Ou então saem e anunciam que chegaram a um acordo.  

Uma coisa é certa, caso não tenhamos um acordo, não vai ser por causa de dinheiro, não vai ser por causa de direitos de imagem, nada. Vai ser por puro teimosismo de ambas as partes. Os dois lados não querem abrir mão do que eles propuseram pra mostrar ‘quem manda mais’. Ao continuarem com essa teimosia, por ‘apenas’ alguns milhões de dólares, os dois lados estão atrasando a temporada. Algumas fontes dizem que a associação dos jogadores irá perder aproximadamente 400 milhões de dólares caso tenhamos semanas canceladas da temporada. Aproximadamente o valor que eles brigam nas reuniões. Rechaço que não é pelo dinheiro, é pra mostrar quem é que manda. E quem que mais perde com isso? Os fãs, os grupos internacionais que viajam para ver jogos.

Enquanto isso, jogadores fazem eventos alternativos, cada vez mais deles estão assinando com times de fora. Inclusive, nesse domingo teve a estréia de Leandro Barbosa pelo Flamengo, em um amistoso contra o time de Brasilia (atual campeão da NBB), amistoso que terminou com a vitória do time da Capital.

Ainda sou da opinião de que o lockout está para acabar e que teremos uma temporada integral. Mas isso já está dando dor de cabeça em muita gente.

David Stern comentando sobre a possibilidade de cancelamento de parte da temporada regular


Alias, no twitter, começaram com uma campanha para acabarem com o lockout de uma vez. A hashtag escolhida foi ‘#fiftyonepointfive’. Fazendo uma alusão à porcentagem pedida pelos jogadores e os donos. Querendo dizer que querem 51,5%. Os dois lados abrem mão de uma parte. Legal a iniciativa.

O que vocês pensam sobre isso?

Vamos aguardar os próximos episódios dessa novela.

5 comentários:

  1. Caraca, acompanho tudo por aqui, valeu ! O blog ta muito bom !!!!

    ResponderExcluir
  2. Vamo ve se vai rola ms ne

    ResponderExcluir
  3. "FIM AO LOCKOUT !! " Torço por isso !! Muito mesmo !! Tomara que as cabeças pensantes nesse caso...PENSEM !! E abram mão de alguns milhões, e como o Gui disse, é somente um briga pra ver quem manda mais !! Mas tudo dará certo !! "FIM AO LOCKOUT!"

    ResponderExcluir