quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TOP 10 Transações da NBA

A NBA, desde o fim do lockout, esteve muito movimentada. Nesse post, vou rankear as principais movimentações do mercado e comentar um pouco sobre elas.

1. CHRIS PAUL ACERTA SUA IDA PARA O LOS ANGELES CLIPPERS

CP3 sendo apresentado pelos Clippers
Depois de muita especulação, um quase acerto e um veto por parte da NBA, Chris Paul finalmente tem seu futuro definido, ele vai para o Los Angeles Clippers.

Porém, não foi fácil e os Clippers tiveram que abrir mão de muito coisa para sacramentar o negócio.

Para ter os serviços do jogador, o time teve que mandar para New Orleans, Eric Gordon, Al-Farouq Aminu, Chris Kaman mais um primeira escolha de draft do ano que vem (escolha que era originalmente do Minnesota Timberwolves).

Antes disso, havia sido especulado que o jogador já teria se acertado com o Lakers, em uma troca que envolvia também, o Houston Rockets. Porém, pouco tempo depois da troca ser especulada, a NBA vetou a transação.



2. LAMAR ODOM É NEGOCIADO E VINCE CARTER ASSINA COM O DALLAS MAVERICKS 

Na troca que levaria Chris Paul para os Lakers, Lamar Odom estaria envolvido. O jogador não ficou nem um pouco feliz em saber isso. Depois que a troca foi vetada, Odom exigiu que fosse trocado. Na troca para o Dallas Mavericks, o Lakers recebeu o TPE (Trade Player Exception) mais um escolha de segundo round.

Com isso, os Lakers perdem um excelente jogador a preço de banana. O jogador, que foi eleito o melhor sexto homem do ano passado reforça o time do Dallas, que entra nesse ano com um ótimo quinteto titular pronto para a defesa do título conquistado na temporada passada.

Outro jogador que assinou com o time foi o veterano de 34 anos, Vince Carter. O jogador assinou contrato por 3 anos com valor não divulgado.
Elenco de respeito dos atuais campeões da NBA

3. DEANDRE JORDAN, CARON BUTLER E CHAUNCEY BILLUPS ASSINAM COM OS CLIPPERS 

O plano dos Clippers de formar um bom time, deu muito certo. Fora conseguir a troca que trouxe Chris Paul para Los Angeles, o time conseguiu repor as peças que havia perdido na troca muito bem. O time assinou com Chauncey Billups, que saiu do New York Knicks, acertou a contratação do Free Agent Caron Butler (ex-Dallas Mavericks) e manteve DeAndre Jordan.

Caron Butler, que estava sendo cobiçado por vários times assinou um contrato de 3 anos no valor de 24 milhões de dólares.

DeAndre Jordan, pivô de 23 anos, está na NBA e nos Clippers desde 2008. Ele acertou o vínculo com o time de Los Angeles com um contrato de 4 anos no valor de 43 milhões de dólares.

Com isso, os Clippers se tornam um dos principais times da conferência Oeste.

O quinteto do momento
   

4. NENÊ ACERTA COM O DENVER NUGGETS

A grande maioria dos jornalistas envolvidos com a NBA colocavam Nenê como o principal Free Agent nessa off season. Quando Nenê acertou sua permanência nos Nuggets, assinando um contrato de 5 anos no valor de 67 milhões de dólares (SAIBA MAIS SOBRE O NOVO CONTRATO DE NENÊ), ele virou notícia nos Estados Unidos inteiro. Principalmente por ter surgido a especulação de que o New Jersey Nets havia apresentado uma proposta muito melhor para o jogador.


Porém, algumas pessoas acham que uma troca deve estar pra acontecer. Por quê que Nenê aceitaria um salário menor, em um time que não disputa título? Talvez ele goste da cidade, talvez ele nao queira sair do time em que ele sempre jogou. Mas talvez, em Março, com a volta dos jogadores do Denver que estão na China, o jogador seja uma boa moeda de troca. Teremos que esperar pra ver.

 

5. TYSON CHANDLER, BARON DAVIS E MIKE BIBBY SÃO DO KNICKS

 Tyson Chandler, foi campeão ano passado pelos Mavericks. Isso e o fato de não existirem muitos pivôs disponíveis no mercado fez dele um Free Agent muito cobiçado. Vários times estavam de olho nele. Ele resolveu assinar com um dos times mais badalados do momento, o New York Knicks. O time já conta com Carmelo Anthony e Amar'e Stoudemire, e agora conta também com Tyson Chandler, que assinou um contrato válido por 4 temporadas no valor de 58 milhões de dólares.

Quem veio junto com Chandler foi o armador Mike Bibby, que jogou o final da temporada passada pelo Miami Heat. O jogador assinou um contrato de 1 ano de duração e vai receber 1,4 milhões de dólares. 

Pra finalizar as contratações do time, pouco tempo antes do início da pré temporada, o time contratou o armador Baron Davis, que foi dispensado do Cleveland Cavaliers.

O novo trio do Knicks vai dar o que falar


6. MARC GASOL ANUNCIA QUE RENOVOU SEU CONTRATO COM OS MEMPHIS GRIZZILIES

Marc Gasol é aquele jogador que sempre viveu ofuscado por seu irmão (como acontece em vários outros esportes). Mas nessa última temporada ele atingiu um patamar diferente. Hoje em dia ele é tão importante quanto o irmão dele pra um time, talvez o fato dele ser mais novo o torna um 'melhor jogador' para um franquia. Com isso, Marc Gasol foi considerado por muitos um dos principais free agents desse ano. O dono dos Grizzilies já havia dito que o time iria cubrir qualquer oferta feita por Marc (Free Agent Restrito) e foi isso mesmo que aconteceu.

O jogador assinou um contrato de 4 anos no valor de 58 milhões de dólares.




7. NA TENTATIVA DE MANTER DWIGHT ORLANDO RECEBE GLEN DAVIS ATRAVÉS DE UMA TROCA

Depois que Dwight Howard disse que só iria continuar no Magic caso o General Manager, Otis Smith, conseguisse montar um time forte que disputasse título, o time foi atrás de suprir as carências do seu atual elenco. Pensando nisso, o time fez uma troca com o Boston Celtics.

Com a troca, o Orlando Magic recebe Glen Davis e os Celtics recebem Brandon Bass. Glen Davis era um Free Agent Irrestrito, assinou um contrato de 4 anos no valor de 26 milhões de dólares e já foi trocado com o Magic que cedeu Brandon Bass que ainda possui 2 anos de um contrato no valor de 8 milhões de dólares.

Glen Davis em seu primeiro jogo pelo Orlando Magic


8. NA INTENÇÃO DE MELHORAR SEU ROSTER, OS NUGGETS ADQUIREM RUDY FERNANDEZ E COREY BREWER

O Nuggets foi um dos times que mais sofreu com o lockout. Perdeu Wilson Chandler e J.R. Smith para o basquete Chinês. Tentando dar uma melhorada nessa situação, o time, que já havia acertado a permanência de Nenê, adquiriu mais 2 jogadores. 

Rudy Fernandez vai para o Denver receber 2,2 milhões de dólares em seu último ano de contrato. Com isso o Dallas Mavericks abre espaço em sua folha salarial, se preparando para os Free Agents do ano que vem. 

Corey Brewer, é outro que veio dos Mavs e vai reforçar o elenco dos Nuggets. Por negociar os dois jogadores, os Mavericks vão receber uma escolha de segunda rodada do draft. 

Os dois novos jogadores dos Nuggets
 
9. DAVID WEST É DO INDIANA PACERS

West era outro Free Agent bastante cobiçado no mercado, porém tinha uma coisa que pesava contra ele, seu histórico de lesões. West perdeu o final da temporada regular ano passado devido a uma lesão no joelho. Ele acabou indo para indiana, em um contrato de 2 anos com valor de 20 milhões de dólares. 

Esse contrato mostra que o time de Indiana estava com medo do histórico de lesões do jogador. Como já é um jogador com idade avançada, o time não quis se comprometer dando um contrato com duração muito comprida.
West sendo apresentado nos Pacers
10. JAMAL CRAWFORD ASSINA COM O PORTLAND TRAILBLAZERS

Jamal Crawford era um dos melhores 'cestinhas' disponível no mercado de Free Agents, com o anúncio da aposentadoria precoce de Brandon  Roy, os Trailblazers se viram sem um jogador de referência no ataque, por isso não resitaram em pagar um contrato de 2 anos no valor de 10 milhões de dólares pro jogador. 
Crawford é um jogador que tem ótimos desempenhos vindo do banco de reservas. Isso rendeu a ele o prêmio de melhor sexto homem do ano na temporada 2009/2010.

Jamal Crawford com a camisa dos Blazers

OUTRAS NOTÍCIAS:

- Richard Hamilton assinou com os Bulls por 2 anos e receberá 10 milhões de dólares nesse período
- Thaddeus Young acertou sua permanência nos Sixers por mais 5 anos com um contrato no valor de 42 milhões de dólares

- Tayshaun Prince fica no Detroit Pistons por mais 4 temporadas. O jogador vai receber 27 milhões de dólares.

- Mickael Pietrus vai para o Raptors e o Suns recebe uma escolha de segundo round do draft. O jogador tem 1 ano restante no contrato de 5,3 milhões de dólares

- Tracy McGrady vai para o Atlanta Hawks receber o salário minimo para um veterano, 1 milhão de dólares

- Jason Kapono vai para o Los Angeles Lakers receber o salário minimo para veteranos.

- Arron Afflalo permance nos Nuggets por mais 5 anos e vai receber 43 milhões de dólares

- Brandon Roy anunciou sua aposentadoria com 27 anos. (SAIBA MAIS SOBRE A APOSENTADORIA DE BRANDON ROY)

- Peja Stojakovic anunciou sua aposentadoria aos 34 anos.


As principais transferências do mercado estão listadas acima. Agora só nos resta assistir a pré temporada e aguardar o começo da temporada. 

Gostou do blog? Gostou das minhas opiniões? Segue no twitter e vamos conversar mais. @GuiBGuimaraes

2 comentários:

  1. Muito bom! Não se esqueça de no final da temporada rever essa lista e ver o que realmente valeu a pena! hehe

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o Richard Hamilton deveria estar no top 10, o time do Bulls deve melhorar infinitamente com ele.

    ResponderExcluir