domingo, 23 de outubro de 2011

Andamento da Copa do Mundo de 2014

Como muitos sabem ou ouviram falar, nesta sexta feira tivemos o sorteio oficial das sedes para a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil.


Começando pelo Brasil, país sede e Penta campeão mundial. O Brasil fará o jogo de estréia em São Paulo no dia 12/06/2014. Fará seu segundo jogo em Fortaleza 5 dias depois e finalizará a fase de grupos com um jogo em Brasília no dia 23/06. Se classificar em primeiro jogará:

Belo Horizonte >> Fortaleza >> Belo Horizonte >> Rio de Janeiro (respectivamente Oitavas de Final, Quartas de final, Semifinal e Final)

Se o Brasil se classificar em segundo jogará:

Fortaleza >> Salvador >> São Paulo >> Rio de Janeiro

Agora vou fazer uma análise imparcial dos jogos do grupo do país sede. Os times que vão estar no grupo do Brasil farão jogos em Natal, Manaus e Recife. Não é preciso muito conhecimento em Geografia do Brasil pra saber que esse lugares são absurdamente quentes. Imagina então se esses jogos caem no horário das 13h. É desumano um jogo as 13h em uma dessas 3 cidades. Então acho que aí ja tem uma coisa que foi mal pensada por parte da FIFA.

Outra coisa que eu acho que deveria ter sido melhor planejado: O maracanã, estádio de maior destaque do país, imagino eu que seja o estádio brasileiro mais conhecido no exterior está passando por reformas. Especialistas dizem que o preço das obras no maracanã podem chegar a 1 bilhão de reais. Vamos gastar essa enorme quantia em dinheiro e corremos grande risco de não ver a seleção canarinho jogando no Maraca. (a não ser que chegue na final.) Lembrando que na Copa do Brasil de 1950 o Brasil jogou 5 vezes no Maracanã.

Abaixo temos um resumo de cada estádio que fará parte da copa de 2014.

MARACANÃ (Rio de Janeiro)

As reformas já estão sendo feitas e tem prazo para término em Dezembro de 2012, estará a disposição para a Copa das Confederações, com capacidade para 76 mil pessoas, terá um custo máximo de 1,05 bilhões de reais, onde aproximadamente 860 milhões serão em recursos públicos.
Terá 4 jogos da primeira fase, 1 jogo de oitavas de final, 1 jogo de quartas de final e a grande final.
Obra 30% completa

Idéia de como ficará o novo Maracanã

ITAQUEIRÃO (São Paulo)

Confirmado pela Fifa como abertura da Copa, estádio só teve suas obras iniciadas no final de Maio deste ano. O estádio terá capacidade para 48 mil pessoas porém, como a fifa requer um numero minimo para a capacidade do estádio que fará a abertura da copa, o estádio terá capacidade para 68 mil pessoas graças a arquibancadas provisórias. O custo da obra ultrapassa os 900 milhões de reias devido a construção das arquibancadas removiveis e a remoção de dutos da Petrobras que passam debaixo do terreno. Ainda não foi enviado a carta-consulta ao BNDES para iniciar o procedimento para o empréstimo de 400 milhões de reias. A Câmara paulistana aprovou incentivos fiscais de 420 milhões para as obras. E o governo paulista ainda gastará algo entre 50 e 70 milhões com a construção das arquibancadas removíveis.
Terá 4 jogos da primeira fase, 1 jogo de oitavas e 1 semi final
Obra 12% completa

Estádio que receberá a abertura da Copa do Mundo


MINEIRÃO (Belo Horizonte)

Será o palco da final da Copa das Confederações e as obras estão em ritmo acelerado, a unica preocupação é com o período chuvoso entre Outubro e Março que deve diminuir bastante o ritmo das obras. O estádio terá capacidade para 64,5 mil pessoas e terá custo de 660 milhões de reais onde 400 milhões virão de um empréstimo do BNDES. 
4 jogos da primeira fase, 1 jogo das oitavas e 1 semifinal.
Obra 38% completa

Maquete do novo Mineirão


MANÉ GARRINCHA (Brasília) 

Confirmado pela FIFA como abertura da Copa das Confederações. A construção do Estádio Nacional está em sua primeira fase, que contempla a construção de uma esplanada no entorno e da arquibancada inferior. Em seguida, começa a construção da arquibancada superior e da cobertura. Terá capacidade para 71 mil lugares e tem custo estimado perto de 700 milhões de Reais. O governo do estado até agora descarta empréstimo junto ao BNDES.
Terá 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa pelo terceiro lugar.
Obra 38% completa

Estadio que vai representar a capital nacional


ARENA PANTANAL (Cuiabá) 

De novembro a abril de 2012 a obra entra em fase decisiva. Nestes seis meses será levantada toda estrutura de concreto do estádio, o equivalente a 60% da obra. O Estádio terá capacidade para 43,6 mil lugares onde 30% serão removíveis e o custo da obra é estimado em 580 milhões de reais. O BNDES liberou 57 milhões para o financiamento da obra.
Terá 4 jogos de primeira fase
Obra 32% completa

Projeto da Arena Pantanal, em Cuiabá

CASTELÃO (Fortaleza)

É um dos estádios com as obras mais avançadas. Por conta do bom andamento das obras, o Castelão pode ocupar o lugar do Beira-Rio (Porto Alegre) na Copa das Confederações. O Estádio terá capacidade 66,5 mil pessoas e a obra tem custo estimado em 520 milhões. Até agora o BNDES liberou 70 milhões do financiamento de  350 milhões para a reforma.
Terá 4 jogos da primeira fase, 1 jogo de oitavas e 1 das quartas.
Obra 43% completa

Estádio Castelão, em Fortaleza


ARENA DA BAIXADA (Curitiba)

Quando Curitiba foi escolhida como sede da Copa de 2014, ninguém imaginava que a reforma da Arena da Baixada, um dos estádios mais modernos do Brasil, ficasse na lanterninha em relação às demais cidades que receberão o campeonato. Mas foi exatamente o que ocorreu. Uma série de indefinições sobre o modelo de financiamento e sobre a fonte de recursos fez da capital paranaense a última a começar as obras. A construção do estacionamento teve início em 4 de outubro, sem interromper as atividades do estádio. Isso porque o Atlético Paranaense luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, e a diretoria entendeu que a interdição afetaria a campanha do time. O Estádio terá capacidade para 42 mil pessoas e o preço da obra será de 140 milhões de reias. Com todos esses entraves o financiamento de 45 milhões do BNDES ainda nao saiu.
Terá 4 jogos da primeira fase.
Obras ainda não iniciadas

A nova arena da baixada não difere muito da antiga


ARENA AMAZÔNIA (Manaus)

Começou em 18 de agosto a construção das arquibancadas do estádio, sendo que, no momento, há assentos para 2.300 pessoas no local. A obra conta com 920 operários. O Estádio terá capacidade para 44 mil pessoas e obra com custo de 500 milhões de reais. Até agora nao foram liberados recursos do BNDES para a obra.
Terá 4 jogos da primeira fase.
Obras 22% completas

Arena Amazônia na região norte do país


ESTÁDIO DAS DUNAS (Natal)

É o estádio que está mais atrás em termos de obra. A Arena das Dunas começou a sair do papel exatos dois anos e cinco meses depois de Natal ter sido anunciada como sede da Copa. Atualmente, 200 operários ocupam o canteiro. Como a construção foi a última a ter início, a entrega também foi adiada para 30 de dezembro de 2013. O estádio terá capacidade para 45 mil pessoas, onde 10 mil assentos serão removíveis e terá custo de 400 milhões de reais. Os atrasos com a obra nao impediram o BNDES de aprovar o financiamento de 396 milhões de reais. 
Terá 4 jogos da primeira fase.
Obras 7% completas

Estadio das Dunas em Natal


BEIRA-RIO (Porto Alegre)

Contrato com uma nova construtora, falta de cumprimento de algumas exigências da fifa, falta de garantias financeiras sólidas são alguns dos motivos que atrapalham a reforma no Estádio. E no ano passado a fifa ameaçou retirar o Beira-Rio da disputa para ser sede. O novo estádio terá capacidade para 61 mil lugares e vai custar 290 milhões de reais. 
Terá 4 jogos de primeira fase e 1 jogo de oitavas.
Andamento da obra não divulgado.

Projeto do novo Beira-Rio


ARENA PERNAMBUCO (Recife)

Tivemos a pouco tempo atrás um greve dos operários que exigiam melhores condições de trabalho que promete afetar o cronograma da obra. A capacidade do estádio é incerta e portanto nao foi divulgada oficialmente, os números extra-oficiais são de um estádio com publico de aproximadamente 45 mil lugares. O que se sabe é que o estádio terá um custo de 540 milhões de reais. Parte do valor será pago pelo governo de Pernambuco em parcelas que vão durar 30 anos.
Terá 4 jogos de primeira fase e 1 jogo de oitavas de final.
Obras 20% completa

Arena Pernambuco, em recife


ARENA FONTE NOVA (Salvador)

Foi o primeiro estádio a definir sua construtora, mas isso não quer dizer que ele está muito na frente dos outros estádios pra copa. As obras de fundações terminaram e a super-estrutura da arena começa a surgir. O estádio terá capacidade para 50 mil pessoas e o preço da obra diverge. Alguns estudos afirmam que será de 785 milhões, muito diferente do valor divulgado oficialmente de 590 milhões.  O BNDES já liberou 20% do financiamento de 323 milhões.
Terá 4 jogos da primeira fase, 1 jogo de oitavas e 1 jogo de quartas de final.
Obras 27% completas.

Maquete da Arena Fonte Nova, em Salvador


E aí, o que acharam dos preparativos para a copa de 2014? Faremos uma bela copa ou deixaremos a desejar? É justo usarem dinheiro publico e financiamento do BNDES para construção dos estádios? Opinem.

Todos os dados nesse post foram feitos com informações divulgadas pelos governos estaduais e municipais.

Um comentário:

  1. o post ficou muito bom.....sobre a copa, acho que estamos caminhando bem....tenho certeza que a copa será um sucesso......sobre o uso de dinheiro público para a "construção" da copa, não vejo nenhum problema nisso....o importante é utilizarmos os novos estádios com inteligência após a copa....abs...Cadum

    ResponderExcluir