Lá nos Estados Unidos eles chamam isso de Groundshare. Traduzindo ao pé da letra, seria um “compartilhamento de terra”. E existem vários tipos de Groundshare. Existe entre times do mesmo esporte que jogam em ligas diferentes, times do mesmo esporte que competem na mesma liga e times de esportes diferentes.
O primeiro tipo, não ocorre muito nos esportes americanos, porque a maioria deles não tem ligas diferentes. Só acontece nos casos de um time ser profissional e o outro ser universitário.
Vamos começar com os times de diferentes esportes que dividem o mesmo estádio. Acontece muito entre times da NFL e times da MLB. Estádios que são usados para mais de um esporte são chamados de Multipurpose Stadium.
- O Oakland Raiders e o Oakland Athletics usam o mesmo estádio. É o Oakland-Alameda County Coliseum. Esse estádio tem capacidade de 35.067 pessoas para jogos de baseball e 63.026 para jogos de futebol americano e eventuais jogos de futebol. Nos anos de 2008 e 2009, o estádio também foi usado pelo San Jose Earthquakes, time de futebol que jogou a MLS.
O estádio usado pelo Oakland Raiders ainda com vestígios de um jogo do Oakland A's |
- O Miami Marlins e o Miami Dolphins dividem o Sun Life Stadium (Ex LandShark Stadium e Pro Player Stadium). Foi inaugurado no dia 16 de Agosto de 1987 e primeiramente foi usado apenas pelo Miami Dolphins. Apenas em 1991 que foi criada a franquia do Marlins (Antigamente sob o nome de Florida Marlins) e o estádio passou a ser dividido. É usado também pelo time de futebol americano universitário Miami Hurricanes. Ele tem capacidade para 75.192 pessoas em jogos de futebol americano e 38.560 em jogos de baseball.
Sun Life Stadium pronto para um jogo do "falecido" Florida Marlins |
Passando agora para aqueles times que jogam na mesma liga e dividem estádio com seus rivais.
Situação bastante comum no futebol mundial. Essa situação acontece com Fluminense e Flamengo no Maracanã, Cruzeiro e Atlético-MG, acontece com Milan e Internazionale no Giuseppe Meazza/ San Siro [1] e acontece com o Roma e a Lazio no Estádio Olímpico.
Nos esportes americanos, temos um caso desses no futebol e os outros acontecendo na NFL e na NBA.
- O Los Angeles Galaxy, time de Landon Donovan e David Beckham divide com o Chivas USA o estádio Home Depot Center. Estádio este que é usado pelo Los Angeles Galaxy desde 2003 e pelo Chivas desde 2005. Estádio com capacidade aproximada de 27.000 torcedores.
Home Depot Center |
- New York Giants e New York Jets dividem o MetLife Stadium. São os únicos dois times que racham um estádio na NFL. É o estádio mais caro atualmente na NFL, foram gastos aproximadamente 1.6 bilhões de dólares na construção e o estádio tem capacidade para 82.566 pessoas. É um dos estádios recentes da NFL, ele foi inaugurado no dia 10 de Abril de 2010, antigamente com o nome de New Meadowlands Stadium.
O imponente Met Life Stadium com as cores do New York Giants |
- O Los Angeles Lakers e o Los Angeles Clippers dividem o famoso Staples Center. O ginásio foi inaugurado foi inaugurado no dia 17 de Outubro de 1999 e tem capacidade para 19.060 pessoas em jogos dos Clippers e 18.997 em jogos dos Lakers. O ginásio também é usado pelo Los Angeles Kings (time da NHL) e pelo Los Angeles Sparks (time da WNBA).
Mas aí surge uma pergunta: Como que dois times jogam no mesmo ginásio sendo que às vezes eles jogam em casa no mesmo dia?
O Staples Center é remodelado em poucas horas para receber um jogo dos Lakers ou dos Clippers.
Staples Center pronto para receber um jogo do Lakers. O ginásio é remodelado em poucas horaspara receber os Clippers |
E todos esses times dividindo ginásios, não geram brigas entre fãs, entre os times ou entre a imprensa. Eles vivem harmoniosamente debaixo do ‘mesmo teto’. Seria legal vermos isso acontecendo pacificamente aqui no Brasil.
[1] – Os torcedores italianos na cidade de Milão talvez não se sentem muito bem em dividir seu estádio com seu maior rival. Por isso, cada time, conhece o estádio por um nome diferente. Os torcedores da Internazionale de Milão conhecem como “Giuseppe Meazza”, que é o nome OFICIAL do estádio, porém os torcedores do Milan conhecem como “San Siro” devido a região que foi construída o estádio. O estádio é exatamente o mesmo, mas talvez cada torcida ter seu nome, ameniza o fato dele ser dividido com o maior rival.
O stadio San Siro / Giuseppe Meazza |
É incrível como os americanos transformam a imagem do mesmo estadio em poucas horas. Fica parecendo outro estádio. Grande aula Gui... Nem tinha idéia do que era GROUNSHARE... Valeu Gui !!! abraço
ResponderExcluir