sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasileiros na NBA

Historicamente falando, os jogadores brasileiros nunca figuraram entre os principais da NBA. Porem, nos últimos anos, observamos uma mudança nesse cenário. Hoje em dia, vemos os principais jogadores do nosso país assumindo papéis importantes nas suas equipes.  Porém, infelizmente, esse aumento na importância está aliado a um ‘abandono’ para com a seleção nacional. E alguns jogadores, apesar de serem elogiados pela imprensa americana, são criticados por muitos brasileiros por não darem a devida importância à seleção.

Vamos agora fazer um resumo de como vai indo a carreira dos brasileiros na NBA.

Nenê Hilário

Nenê como jogador dos Wizards

 O jogador começou o ano como Free Agent e era considerado por muitos especialistas como o principal jogador disponível no mercado. Ele renovou o contrato com o seu time (Denver Nuggets), porém esteve um pouco abaixo das expectativas durante seu primeiro ano em seu novo contrato de 67 milhões de dólares com duração de 5 anos. Mesmo assim, ainda é um dos principais pivôs em uma liga com carência de grandes jogadores nessa posição. No dia da trade deadline, o jogador foi envolvido em uma troca que o levou para o Washington Wizards. O GM do Nuggets foi duramente criticado pela transação, pois muitos entendiam que Nenê era um dos principais jogadores do time, tanto pelo seu talento, quanto pelo seu grande contrato.
PONTOS
REBOTES
ASSISTÊNCIAS
STEALS
TURNOVERS
TOCOS
MINUTOS
13,6
7,8
2,1
1,2
2,6
0,9
29,8
*Os números em vermelho são as médias que são superiores às médias da sua carreira*




Anderson Varejão

Anderson Varejão

O brasileiro que mais chamou atenção esse ano e vem tendo a sua melhor temporada até agora na NBA. O pivô de 29 anos se tornou uma das peças mais importantes do fraco time do Cleveland Cavaliers. Porém, uma lesão tem deixado o jogador de fora do time pelo último mês. Com isso, o jogador ficou um pouco marcado pelas seguidas lesões que tem sofrido. Mesmo com tudo isso é um jogador que os Cavaliers dão muito valor. Deem uma olhada nas médias dele nesse ano:
PONTOS
REBOTES
ASSISTÊNCIAS
STEALS
TURNOVERS
TOCOS
MINUTOS
10,8
11,5 [1]
1,7
1,4
1,8
0,7
31,4
*Os números em vermelho são as médias que são superiores às médias da sua carreira*
 [1] – O jogador é o quarto melhor em rebotes e possui 4,4 de rebotes de ataque de média e é o segundo melhor nesse quesito. Porem, a NBA não considera pois o jogador fez poucos jogos no campeonato (25 jogos)



Leandrinho Barbosa

Leandrinho como membro dos Pacers


O jogador não vinha tendo um bom ano, era reserva no fraco time do Toronto Raptors. Estava tendo as suas piores médias da carreira. Mas isso talvez tenha mudado. Na Trade Deadline o jogador foi trocado com o Indiana Pacers. Em Indiana, o jogador continua sendo reserva (por enquanto) mas já vem tendo boas atuações. Os torcedores brasileiros da NBA ficam na esperança de que, no Indiana, o jogador recupere a boa forma que sempre teve.
PONTOS
REBOTES
ASSISTÊNCIAS
STEALS
TURNOVERS
TOCOS
MINUTOS
11,4
1,9
1,4
0,8
1,5
0,1
21,5
*Os números em vermelho são as médias que são superiores às médias da sua carreira*


Tiago Splitter



O jogador começou a temporada devagar, não empolgando muito, porém, foi melhorando seu jogo com o tempo e tem tido algumas boas exibições nos últimos jogos do time, realmente mostrando o por que sua ida a NBA foi tão esperada. É um jogador que terá a chance de mostrar todo o seu potencial nos playoffs pois o time dos Spurs vem com uma ótima campanha e melhorou ainda mais seu elenco na trade deadline com a chegada de Stephen Jackson.

PONTOS
REBOTES
ASSISTÊNCIAS
STEALS
TURNOVERS
TOCOS
MINUTOS
9,2
5,1
1,2
0,4
1,6
0,8
20,0
*Os números em vermelho são as médias que são superiores às médias da sua carreira*

**Todos os dados estão atualizados até o dia 29 de Março de 2012**

É realmente muito bom ver os brasileiros assumindo papéis importantes em seus times. O que eles tem que perceber é que eles já possuiam esse papel de importância a muito tempo, dentro da seleção brasileira. Que esse estouro na NBA não esteje aliado a 'deixar a seleção de lado', estamos em ano de olimpíada e qualquer reforço é bem vindo. 

Não deixem de participar da nossa promoção que vai sortear uma bola personalizada do Orlando Magic >> http://guibguimaraes.blogspot.com/2012/03/regulamento-sorteio-bola-orlando-magic.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário