terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lockout da NBA perto de um Resultado

Sim, estamos perto de um resultado. Mas qual será esse resultado? Bom ou ruim para os fãs? Nos ultimos dias aconteceu o seguinte:

-Os donos dos times fizeram uma proposta e haviam dito que essa seria a última tentativa de acordo. Os jogadores e a associação dos jogadores pediram um tempo pra pensar mas não aceitaram a proposta, porém antes de qualquer resultado após isso, eles pediram uma última reunião, uma última tentativa de acordo. Essa reunião foi feita, outra proposta foi feita e no dia de ontem (15 de Novembro) a associação dos jogadores se encontrou para conversar sobre a proposta. Os jogadores foram obrigados a entregarem seus celulares antes de entrarem para a reunião para que ninguém colocasse algo sobre o andamento na internet. O resultado da reunião foi mais um não. E agora os jogadores e a associação falaram que vão à justiça americana atrás de um acordo.

- Alguns times de mercados menores (Minessota, Charlotte, Oklahome) já disseram que pra eles é melhor PERDER 1 ano de temporada e conseguir um bom acordo ano que vem, do que firmar um acordo que dure 10 anos e seja ruim. Isso é um pouco diferente para os times que fazem parte de grandes mercados (Nova Iorque, Dallas, Los Angeles, Chicago).

-Segundo algumas fontes, nas ultimas reuniões, os jogadores aceitaram dividir o BRI (Basketball Related Income – Renda Relacionada ao Basquete) em 50% para cada lado, porém fizeram algumas concessões, os donos não aceitaram essas concessões e o lockout persiste.

Nesta segunda feira (14 de Novembro) o ex-jogador do Golden State Warriors, Phoenix Suns e atual jogador do Orlando Magic, Jason Richardson quis se esclarecer para os fãs. Segue abaixo algumas das coisas que ele disse:
“Muita gente dizendo que nós jogadores estamos sendo gananciosos, mas os que estão sendo gananciosos, são os donos, que não aceitam negociar o BRI de forma justa. Eu acho que nós jogadores, devemos isso aos jogadores do lockout de ’99 porque foram eles que se sacrificaram por nós, e a gente se beneficiou disso, e precisamos fazer isso para os jogadores que virão. Eu entendo que nós os jogadores e a associação dos jogadores estão esquecendo um pouco o lado dos fãs, mas precisamos lutar pelo que consideramos um acordo justo. Não me entendam mal, eu quero jogar, mas como eu disse, nós devemos isso aos jogadores de 99.”

- O twitter da NBA resolveu fazer uma entrevista com os fãs pela internet. A idéia não foi muita boa. Através do próprio twitter Dwyane Wade falou: “Agora vocês podem ver o tipo de respostas que a gente recebia dos donos nas reuniões.”

Havia sido dito que uma temporada com um pouco mais de 70 jogos era possível, começando na metade de Dezembro, caso um acordo tivesse sido feito ontem, no dia 14 de Novembro. Com isso, cancelamento de mais jogos ou até da temporada inteira é iminente. Arrisco dizer agora que parece que a Temporada 2011/2012 da NBA está indo para o brejo. Uma péssima notícia para todos que amam o esporte, que amam a liga. Vale a pena lembrar que a temporada regular que ocorreu após o lockout de 99 teve apenas 50 jogos.

Vamos agora, a alguns dados, algumas conseqüências do lockout:
- Os jogadores perdem aproximadamente 350 milhões de dólares a cada mês cancelado.
- Aproximadamente 400 pessoas ficaram sem empregos devido ao lockout.
- Como a liga liberou os ginásios para marcarem eventos alternativos, caso um acordo seja feito para a temporada, um outro calendário terá que ser feito desde o começo.


Pelo jeito parece que para termos um resultado positivo, ainda vai demorar um pouco, quem sabe uma temporada de 60 e poucos jogos para os mais otimistas. Para os pessimistas, o cancelamento da temporada inteira pode ser anunciado a qualquer momento.

E aí? O que vocês acham que vai acontecer?

Um comentário:

  1. Ai Gui !! Que triste !! Para nós que trabalhamos em cima do campeonato, muito ruim. Para os fãs horrível !! E para o mundo lamentável !!

    ResponderExcluir