Um assunto que está evidenciado na media esportiva é o lockout da NBA. Em janeiro, eu normalmente viajo pros EUA levando grupos que vão assistir jogos, imagine como que esse lockout nao está atrapalhando esses planos.
Falando em termos simples, os jogadores querem ganhar mais e os donos dos times querem gastar menos. Então basta eles chegarem a um meio termo. Facil né? Porém nao é assim que as coisas são.
Mas o que eu quero mesmo falar sobre esse lockout, são as implicações que ele tem sobre o Brasil, as outras ligas do mundo e principalmente a liga americana.
David Stern, um dos chefões da NBA, foi ingagado por um repórter que perguntou se ele nao estava preocupado com a saída de jogadores pra outras ligas ao redor do mundo. A reposta dele foi que era inevitável jogadores internacionais (não-americanos) voltarem para jogar em seus países de origem, mas que ele confiava que jogadores americanos nao trocariam sua casa, sua lingua, seu estilo de vida pra ir jogar em outro país, independente do salário. Mas pra surpresa dele, jogadores consagrados e americanos cogitavam sair do país. Ele viu Deron Willians assinar com o Besiktas da Turquia (mesmo time que Allen Iverson joga), outros jogadores de menor importância saírem do país e o pior golep de todos, Kobe Bryant, estrela da liga estava começando a conversar com outros times. Uma coisa é verdade, vários jogadores assinaram contrato com a cláusula de que ACABANDO O LOCKOUT ELES PODERIAM VOLTAR PRA NBA SEM PAGAR MULTA NENHUMA.
Para a felicidade dos dirigentes dos times da NBA, algumas federações internacionais de basquete, como é o caso da federação chinesa de basquete, tomou a seguinte providência: Os times da nossa liga podem assinar com jogadores da NBA, PORÉM, nao existe clausula de volta, caso o lockout termine. Na minha opinião é algo muito certo, eis o porque: Leandrinho Barbosa assinou com o Flamengo, está treinando, ganhando um belo de um salário mas ainda nao jogou, caso termine o lockout o que ele vai fazer?? "Brigado pelo salário Flamengo, agora estou voltando pra NBA. Foi bom ganhar dinheiro sem ter que jogar e aproveitar da hospitalidade de voces e da cidade do Rio de Janeiro". E é isso que a liga chinesa quer evitar com essa "nova regra".
Uma coisa que muitas pessoas nao sabem, é que esse 'lockout' ja aconteceu varias vezes e nao é a coisa mais incomum. A temporada de 98/99 teve apenas 50 jogos na sua temporada regular devido à uma greve dos jogadores, algo que é parecido com o que acontece hoje. Donos da NBA ja começam a se preparar para as enormes montanhas de dinheiro que serão perdidas com uma temporada regular mais curta.
Minha opiniao é de que teremos sim temporada regular mas com algumas perdas. Qual a opinião de voces?
Concordo com você cara, se tivermos uma temporada será com poucos jogos. Até porque o Derek Fisher (representante dos jogadores) já disse que as negociações estão longe de um acordo. Gostei do blog cara, continua assim!
ResponderExcluirHeitor